Bem vindos!

Este blog foi criado como parcela integrante de conteúdo exigido pela disciplina Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação, do curso PIGEAD/UFF.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Modos de entender e atuar: "Estudiosos" e Professores na Web 2.0

Essa charge resume bem o que "nao fazer"

Toda e qualquer prática didática pedagógica sempre será mote para discussões abrangentes em se tratando de ambientes para aprendizagem. Desta forma, caracteriza-se amplamente as novas vertentes para atuação do professor perante o seu público alvo, pois a "máquina" utilizada para esta interação torna-se também um ambiente cognitivo sendo os sujeitos partes integrantes obrigatoriamente e colaborativamente deste contexto, deixando de serem sujeitos pacientes para tornarem-se indivíduos plurais. Esta pode ser uma crítica. Mas se o cotidiano educacional atualmente exige aperfeiçoamento e foco no corpo de alunado, como situa-se a interação do professor quando a utilização da Web 2.0 disponibiliza o ambiente favorável ao desejo de os alunos? É uma questão de humanização dos caracteres que disseminam o conhecimento interativo e participativo em que não mais é aceitável a hierarquia do posicionamento desta. A "máquina" e seus recursos tecnológicos não substituem um professor, um criador, mas um professor substitui artefatos ultrapassados por estes recursos midiáticos que transformam as (e leia-se não suas) criaturas em seres pensantes e desenvolvedores de processos cognitivos demarcantes de uma nova geração capacitada para integra-se à interdisciplinaridade global perante o universo infinito, a educação em AVAs. Este assunto poderá ser complementado em:

http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/55706/2/2423.pdf

Para ilustrar duas situações que podem ser divergentes, disponibilizo os endereços abaixo como momento reflexivo destas situações.

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/conto_r13.htm

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/conto_reflexivo_a_evolucao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Integre-se, interaja e divulgue com ética e responsabilidade.