Toda e qualquer prática didática pedagógica sempre será mote para discussões abrangentes em se tratando de ambientes para aprendizagem. Desta forma, caracteriza-se amplamente as novas vertentes para atuação do professor perante o seu público alvo, pois a "máquina" utilizada para esta interação torna-se também um ambiente cognitivo sendo os sujeitos partes integrantes obrigatoriamente e colaborativamente deste contexto, deixando de serem sujeitos pacientes para tornarem-se indivíduos plurais. Esta pode ser uma crítica. Mas se o cotidiano educacional atualmente exige aperfeiçoamento e foco no corpo de alunado, como situa-se a interação do professor quando a utilização da Web 2.0 disponibiliza o ambiente favorável ao desejo de os alunos? É uma questão de humanização dos caracteres que disseminam o conhecimento interativo e participativo em que não mais é aceitável a hierarquia do posicionamento desta. A "máquina" e seus recursos tecnológicos não substituem um professor, um criador, mas um professor substitui artefatos ultrapassados por estes recursos midiáticos que transformam
http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/55706/2/2423.pdf
Para ilustrar duas situações que podem ser divergentes, disponibilizo os endereços abaixo como momento reflexivo destas situações.
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/conto_r13.htm
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/conto_reflexivo_a_evolucao.htm
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