Bem vindos!

Este blog foi criado como parcela integrante de conteúdo exigido pela disciplina Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação, do curso PIGEAD/UFF.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Exercício 1 - Acessabilidade virtual


Contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem
Recursos - Web 2.0
A evolução constante de recursos materiais visando o aperfeiçoamento cognitivo, levou à democratização,ainda em estado pueril no Brasil, a considerar em elevada estima diferenciados formatos para educação à distância. 
Com as NTICs, perspectivas para educação à distância fomentam diversas organizações empresarias e instituições de ensino e profissionais para educação, design e hipermídia a investirem no desenvolvimento de aulas com suportes em  de ambientes digitais para a aprendizagem por acesso via internet, com e para as mais diversificadas  abordagens.
A atividade proposta visa provocar uma reflexão crítica sobre o percentual quantitativo e qualitativo de ambientes virtuais utilizados por indivíduos maiores de 18 anos e que frequentem algum ambiente virtual para aprendizagem, seja em modo presencial, virtual ou semi-presencial.
Esta proposta ainda tem a intenção de incitar a evolução de práticas de competência e habilidades no cotidiano do mundo virtual para aprendizado e aprimoramento cognitivo dos alunos.
Abordagem:
1. Você tem computador pessoal?
Não tenho  
Quantas vezes por dia você estuda por ele?  vezes
Quantas vezes por dia você utiliza ele sem motivo educacional? vezes
2Você utiliza outro aparelho para acesso à internet?
Não  
Durante  minutos por dia.
3. Quantas vezes por semana você permanece mais tempo com acesso à internet?
Em ambientes virtuais de entreterimento: vezes
Em ambientes virtuais relacionados ao trabalho e/ou ao estudo: vezes
4. Você já experimentou utilizar a Web 2.0 com objetivo de criar algum espaço interativo? 
Aproximadamente  vezes
Não  
5.Quantas vezes você já participou de alguma atividade educacional utilizando a Web 2.0 (X)?
Nenhuma  
Várias  
Muitas  
6. Quanto tempo você permanece acessando por dia...
Blog: minutos
Facebook: minutos
Orkut:  minutos
Algum ambiente virtual de aprendizagem específico:  minutos
7. Você fez ou faz algum curso para aprimorar seus conhecimentos visando utilizar os recursos disponibilizados através da internet?
 Sim
 Não
8. Você procura se informar sobre as atualizações das interfaces quando (x):
Se interessa porque ficou sabendo por alguém:  
O interesse vem do interesse pelo autoaprendizado:  
9. Quantas pessoas você conhece que estudam em ambientes virtuais para aprendizagem à distância?
 pessoas
Total aproximado de tempo dedicado ao ambiente virtual:


Para ter acesso à calculadora, acesse:


http://ecalc.blogspot.com.br/p/cientifica.html

Web 2.0 - A máquina somos nós

Blogs que recomendo:

Blogs de alunos da disciplina Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação - PIGEAD - UFF - 2012.

http://pigead-web20.blogspot.com.br

http://jfernandomarin.blogspot.com.br

http://ead-ambientesvirtuais.blogspot.com.br

http://todosaprendizes.blogspot.com.br

http://verreg.blogspot.com.br/

http://josianemarcelino.wordpress.com/


http://aprenderpostando.blogspot.com.br/

http://leideduc.blogspot.com.br/

https://plus.google.com/u/1/110230410377405853778/posts


http://suportetecnicoproinfo.wordpress.com/

www.autonomianaweb.blogspot.com.br

http://www.spitzsoraya.blogspot.com.br


http://www.marcioppigead.blogspot.com.br/

 http://helaineead.blogspot.com.br/

https://docs.google.com/document/pub?id=1oBGyGv8oVpImi5GhwHz4T2X9sHvRqP-8EgEkGzdzU2g

 http://mariceliapereira1.blogspot.com.br/

http://lucianabandeirapigead.blogspot.com.br/2012/06/tecnologias-segundomoran-2002-educacao.html

Ferramentas da web 2-0

A apresentação explicativa no formato de vídeos atrai de forma sinestésica alunos e professores. Visando um melhor entendimento de forma estimulante, conceitos, terminologias podem ser melhores interpretados e tornarem-se mais utilizáveis através de representações em vídeos, planilhas, gráfico entre outros. Desta forma, para melhor explicar o uso da Web 2.0, o slideshare apresenta um vídeo explicativo sobre os seus diversos usos. O objetivo aqui não é limitar o entendimento da mesma, porém fomentar a incursão de novas pesquisas visando ampliar diretivas para busca de atualizações de aplicabilidades já conhecidas e praticadas por alunos e professores. Sugestão de vídeo explicativo:  

http://www.slideshare.net/Alice_brandao/sociedade-em-rede-ferramentas-da-web-20-corrigido

Modos de entender e atuar: "Estudiosos" e Professores na Web 2.0

Essa charge resume bem o que "nao fazer"

Toda e qualquer prática didática pedagógica sempre será mote para discussões abrangentes em se tratando de ambientes para aprendizagem. Desta forma, caracteriza-se amplamente as novas vertentes para atuação do professor perante o seu público alvo, pois a "máquina" utilizada para esta interação torna-se também um ambiente cognitivo sendo os sujeitos partes integrantes obrigatoriamente e colaborativamente deste contexto, deixando de serem sujeitos pacientes para tornarem-se indivíduos plurais. Esta pode ser uma crítica. Mas se o cotidiano educacional atualmente exige aperfeiçoamento e foco no corpo de alunado, como situa-se a interação do professor quando a utilização da Web 2.0 disponibiliza o ambiente favorável ao desejo de os alunos? É uma questão de humanização dos caracteres que disseminam o conhecimento interativo e participativo em que não mais é aceitável a hierarquia do posicionamento desta. A "máquina" e seus recursos tecnológicos não substituem um professor, um criador, mas um professor substitui artefatos ultrapassados por estes recursos midiáticos que transformam as (e leia-se não suas) criaturas em seres pensantes e desenvolvedores de processos cognitivos demarcantes de uma nova geração capacitada para integra-se à interdisciplinaridade global perante o universo infinito, a educação em AVAs. Este assunto poderá ser complementado em:

http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/55706/2/2423.pdf

Para ilustrar duas situações que podem ser divergentes, disponibilizo os endereços abaixo como momento reflexivo destas situações.

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/conto_r13.htm

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/conto_reflexivo_a_evolucao.htm

Condução ao aprendizado colaborativo

De onde surge e transgride elementares pilares do aprendizado "eternético"? Qualquer comunidade formada a partir de interesses comuns ao aprendizado em AVA, está sempre propensa à desencadear novas abordagens com intuito de aperfeiçoamento cognitivo e praticidade que fomente a incursão de novas e invasivas questões inovadoras buscando atrair os diversos "modos de olhar" dos internautas. Seja em ambiente de aprendizagem virtual, conforme Educação à Distância ou, em espaços físicos dedicados à educação presencial ou semi-presenciais, a inquietação de usuários em buscar novas formas de acessibilidade e de resolutivas, motiva a cada dia novas perspectivas dos "criadores" virtuais. Porém, em quais circunstâncias ocorre esta motivação ou desmotivação para alunos e professores, ou melhor, entre o corpo docente, visto a atualidade educacional exigir uma participação colaborativa entre os cargos e funções de uma equipe diretiva educacional? Se você julga esta apresentação inquietante,e gostaria de observar um estudo de caso, acesse: Destaca-se a respeito do título, as páginas 11, 12 e 14 do referido documento.

http://repositorio.esepf.pt/bitstream/handle/10000/494/PG-TIC_28_2011_BRUNOPINTO.pdf?sequence=1