DIFERENTES TIPOS DE BIBLIOTECAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Biblioteca eletrônica
É o termo que se refere ao sistema no qual
osprocessos básicos da biblioteca são de natureza
eletrônica, o que implica ampla utilização
decomputadores e de suas facilidades na construção de
índices online, busca de textos completos e
narecuperação e armazenamento de registros(MARCHIORI, 1997 apud CAMARGO, 2009,
p.347-348).
Biblioteca digital
Difere das demais, porque a informação que
elacontém existe apenas na forma digital, podendo residir
em meios diferentes de armazenagem, como
asmemórias eletrônicas (discos magnéticos e óticos).
Dessa maneira, a biblioteca digital não
contém livrosna forma convencional e a informação pode ser
acessada, em locais específicos e remotamente,
pormeio de redes de computadores. A grande vantagem
da informação digitalizada é que ela pode
ser compartilhada instantânea e facilmente, com um custo
relativamente baixo (MARCHIORI, 1997
apudCAMARGO, 2009, p.347-348).
Biblioteca virtual
É conceitualizada como um tipo de
biblioteca que,para existir, depende da tecnologia da realidade
virtual. Nesse caso, um software próprio
acoplado aum computador sofisticado reproduz o ambiente de
uma biblioteca em duas ou três dimensões,
criando umambiente de total imersão e interação. É, então,
possível, ao entrar em uma biblioteca
virtual, circularentre as salas, selecionar um livro nas estantes, ‘tocalo’,
abri-lo e lê-lo (MARCHIORI, 1997 apudCAMARGO, 2009, p.347-348).
Bibliotecas online
Possuem fontes de informação
globalizadas e podemser acessadas de forma rápida e fácil. Em sistemas
hipermídia, os estudantes desenvolvem
umaaprendizagem autônoma criando um comportamento
de aprendizagem especifico no qual as
atividadesintegradas estimulam a navegação e exploração dos
interesses e preferências dos estudantes
(OTTOPETERS, 2001 apud CAMARGO, 2009, p.348).
Bibliotecas híbridas
São designadas para agregar diferentes
tipos detecnologias, diferentes fontes, refletindo
características que hoje não são completamentedigitais,
nem completamente impressas, utilizando
tecnologias disponíveis para unir em uma
sóbiblioteca o impresso e o digital. Nesse sentido o
conceito de biblioteca híbrida parece ser o
maisadequado para satisfazer as atuais necessidades
informacionais pelas quais as
bibliotecasconvencionais vêm passando, e ela vem conciliar os
tipos de atividades desenvolvidas pelos
cursos adistância (GARCEZ; RADOS, 2002).
Fonte: adaptado de Marchiori, (1997, apud CAMARGO,
2009, p.347-348), Otto Peters (2001, apud
CAMARGO, 2009, p. 348), Garcez e Rados
(2002).
Por: Consuelo Siqueira Antunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Integre-se, interaja e divulgue com ética e responsabilidade.